Edital de Seleção - Chamada Pública Nº 051/2016 (Seleção simplificada para contratação por prazo determinado) - Cargo: AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

O INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA, torna pública a seleção simplificada com o objetivo de contratar profissionais para atuarem como Agentes de Desenvolvimento Local no estado de São Paulo, no campo da economia solidária, em atendimento ao Projeto no âmbito do convênio MTE/SENAES nº 774156/2012.

SEMINÁRIO: "Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental"



EDITORIAL

IGREJA CATÓLICA SE UNE AO INSTITUTO ECOAR EM DEFESA DOS CATADORES(AS) DO LIXÃO DE ITAPEVA

Foto: Atras Pe. Cicero, Fabio Cardozo do Ecoar, Pe .Antonio Naves, a frente  Dom Jose, Dom Arnaldo, D. Cida e Nelson.

No ultimo dia 27 de julho o Instituto Ecoar promoveu uma reunião em Itapeva, São Paulo para dar continuidade a busca de soluções para a situação dos catadores(as) do lixão do Bairro Santa Maria.  A reunião contou com as importantes presenças dos bispos da Diocese, Dom José e Dom Arnaldo (coadjutor), dos Padres Cícero, de Capão Bonito, e Padre Antônio Naves da CPT de São Paulo, além da participação de D. Celia da Pastoral da Criança e Nelson, do grupo de jovem lideranças da comunidade da Paroquia N. Sra. Aparecida do Bairro Santa Maria e Marcelo da Paroquia N Sra. Conceição de Capão Bonito.

Na oportunidade Fabio Cardozo, coordenador de projetos do Ecoar e catequista das Ceb´s do Sapopemba- São Paulo, fez um breve historio do envolvimento  do Ecoar, ao longo dos últimos 03 anos, com os catadores(as) do lixão de Itapeva.  Mostrou os avanços e os desafios enfrentados ao longo do tempo e defendeu que a igreja católica, dado seu compromisso com os excluídos, é, na visão do Instituto Ecoar,  um importante aliado na luta pelo fechamento do lixão e inclusão produtiva dos catadores(as).

Num ano onde Campanha da Fraternidade trata da “ Casa Comum nossa responsabilidade” Amós 5,24 da justiça social que se faz com uma qualidade de vida para todos a luta em defesa dos catadores(as), é uma forma de se fazer justiça.

Um dos grandes desafios encontrado pelo Ecoar foi o de avançar nas negociações com o poder público local e concretizar a proposta de saída dos catadores(as) do lixão. Apesar de ter sido solicitado e tratado com o  município a construção de uma infra estrutura adequada - galpão, equipamentos e a contratação dos catadores por serviços prestados na coleta seletiva para o trabalhado dos catadores, nada aconteceu de concreto.

Os fatos e o longo tempo fez com que os catadores não mais acreditassem que sua vida pudesse de fato mudar, apesar da atuação do Ecoar e seus parceiros envolvidos, como a Defensoria Publica do Estado de São Paulo, o MovimentNacional de Catadores de Resíduos, da Condehp e da Unisol Brasil.

Dom Arnaldo ouviu com atenção e prontamente se mostrou disposto a ajudar e construir conjuntamente uma saída para a situação, viu na proposta de contratação da cooperativa uma grande vantagem para a prefeitura e para os catadores(as). Proposta em que todos ganham, o poder publico com a diminuição do lixo e gastos com o serviço e os catadores(as) com melhoria da renda, que hoje se encontra em níveis abaixo do salário mínimo,  entre R$ 350,00 a R$ 500,00.

Ao final da reunião foi proposto por Dom Arnaldo  um encontro com entidades locais, empresas, sociedade civil, Ongs, igrejas, poder público  com o intuito de apresentar uma proposta para mudar essa realidade  que entristece a todos,  cristãos e não cristãos e contar com a parceria de todos os setores ali presentes.

Ao término da reunião, a equipe Ecoar se sentiu muito animada e inspirada pela mensagem de Dom Arnaldo aos catadores(as) do lixão, de que mesmo sendo difícil a luta devem acreditar e não desistir. Comparou a  insistência que se deve ter à daquela pessoa que precisa abrir um coco. Trabalho  difícil, duro, onde se tenta várias vezes mas não se desiste e quando se consegue abrir, o frescor da agua recompensa e sacia a sede. Assim será a saída dos catadores do lixão de Itapeva. Difícil, dura, mas o que os espera saciará a sede de justiça deles e de todos que lutam por eles.






NOTICIAS

Podcast Ecoar


O Instituto Ecoar e a agência de comunicação Nova Estratégia reúnem Palmeiras e Corinthians em torno da causa sociambiental no projeto Jogando pelo Meio Ambiente


Programa LEAD New Earth Leaders abre inscrições para a nova turma de formação de lideranças para a sustentabilidade.


Ecoar participa do evento de lançamento do Conselho das Pequenas Empresas da Federação do Comércio de São Paulo


Dia da Água


MOVIMENTO VIVA JANAINA ALVES - Plataforma pelo fechamento do Lixão de Itapeva em defesa da coleta seletiva com inclusão e remuneração dos catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Convite para a reunião do Movimento Viva Janaína Alves, com os Candidatos à Prefeitura de Itapeva, que acontecerá no dia 29/09/2016, às 18:00 horas no Rotary Clube da cidade.

Instituto ECOAR aciona Defensoria Pública de São Paulo para resolver a deplorável situação do Lixão de Itapeva - Fonte: DPE/SP Data: 6/7/2015

Após mais de um ano de tratativas junto ao poder público municipal em busca de resolução dos graves problemas vivenciados pelos catadores de Itapeva no lixão do município, sem obter nenhuma medida concreta de resolver a situação dos catadores que ali trabalham, o ECOAR convidou seus parceiros, o Movimento Nacional de Catadores, a Unisol Brasil e a Defensoria Pública para ver de perto os impactos ambientais causados pelo lixão e as péssimas condições em que ali trabalham os catadores. Por meio da sensibilizacão destes atores, o Ecoar espera que os catadores tenham mais força para pressionar a prefeitura de Itapeva a apresentar alternativas de trabalho e renda às famílias que, há algumas gerações, tiram seu sustento do lixão, cujas condições de trabalho e fitosanitárias pioram a cada dia.

EMAIL ECOAR



Presidente do Ecoar tem estudo publicado em livro no Canadá

Lançado nesta semana, em Toronto, Canadá o livro “Planetary Praxis & Pedagogy: Transdisciplinary Approaches to Environmental Sustainability.” (Pedagogia e Práxis: Abordagens Transdisciplinares para a Sustentabilidade Ambiental).

Videos Brasil Alternativo

Clique na imagem acima para ter acesso aos links e assistir os vídeos da serie "Brasil Alternativo", produzido pelo Instituto Ecoar para a Cidadania com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da TV Cultura.