Ata referente Pesquisa de Mercado Nº 054/2016

Contratação de empresa especializada para desenvolver os trabalhos de Consultoria na área se Assessoria Técnica, no campo da economia solidária, em atendimento à Meta 4, Etapa 4.5 do Projeto no âmbito do convênio MTE/SENAES nº 774156/2012.


EDITORIAL

IGREJA CATÓLICA SE UNE AO INSTITUTO ECOAR EM DEFESA DOS CATADORES(AS) DO LIXÃO DE ITAPEVA

Foto: Atras Pe. Cicero, Fabio Cardozo do Ecoar, Pe .Antonio Naves, a frente  Dom Jose, Dom Arnaldo, D. Cida e Nelson.

No ultimo dia 27 de julho o Instituto Ecoar promoveu uma reunião em Itapeva, São Paulo para dar continuidade a busca de soluções para a situação dos catadores(as) do lixão do Bairro Santa Maria.  A reunião contou com as importantes presenças dos bispos da Diocese, Dom José e Dom Arnaldo (coadjutor), dos Padres Cícero, de Capão Bonito, e Padre Antônio Naves da CPT de São Paulo, além da participação de D. Celia da Pastoral da Criança e Nelson, do grupo de jovem lideranças da comunidade da Paroquia N. Sra. Aparecida do Bairro Santa Maria e Marcelo da Paroquia N Sra. Conceição de Capão Bonito.

Na oportunidade Fabio Cardozo, coordenador de projetos do Ecoar e catequista das Ceb´s do Sapopemba- São Paulo, fez um breve historio do envolvimento  do Ecoar, ao longo dos últimos 03 anos, com os catadores(as) do lixão de Itapeva.  Mostrou os avanços e os desafios enfrentados ao longo do tempo e defendeu que a igreja católica, dado seu compromisso com os excluídos, é, na visão do Instituto Ecoar,  um importante aliado na luta pelo fechamento do lixão e inclusão produtiva dos catadores(as).

Num ano onde Campanha da Fraternidade trata da “ Casa Comum nossa responsabilidade” Amós 5,24 da justiça social que se faz com uma qualidade de vida para todos a luta em defesa dos catadores(as), é uma forma de se fazer justiça.

Um dos grandes desafios encontrado pelo Ecoar foi o de avançar nas negociações com o poder público local e concretizar a proposta de saída dos catadores(as) do lixão. Apesar de ter sido solicitado e tratado com o  município a construção de uma infra estrutura adequada - galpão, equipamentos e a contratação dos catadores por serviços prestados na coleta seletiva para o trabalhado dos catadores, nada aconteceu de concreto.

Os fatos e o longo tempo fez com que os catadores não mais acreditassem que sua vida pudesse de fato mudar, apesar da atuação do Ecoar e seus parceiros envolvidos, como a Defensoria Publica do Estado de São Paulo, o MovimentNacional de Catadores de Resíduos, da Condehp e da Unisol Brasil.

Dom Arnaldo ouviu com atenção e prontamente se mostrou disposto a ajudar e construir conjuntamente uma saída para a situação, viu na proposta de contratação da cooperativa uma grande vantagem para a prefeitura e para os catadores(as). Proposta em que todos ganham, o poder publico com a diminuição do lixo e gastos com o serviço e os catadores(as) com melhoria da renda, que hoje se encontra em níveis abaixo do salário mínimo,  entre R$ 350,00 a R$ 500,00.

Ao final da reunião foi proposto por Dom Arnaldo  um encontro com entidades locais, empresas, sociedade civil, Ongs, igrejas, poder público  com o intuito de apresentar uma proposta para mudar essa realidade  que entristece a todos,  cristãos e não cristãos e contar com a parceria de todos os setores ali presentes.

Ao término da reunião, a equipe Ecoar se sentiu muito animada e inspirada pela mensagem de Dom Arnaldo aos catadores(as) do lixão, de que mesmo sendo difícil a luta devem acreditar e não desistir. Comparou a  insistência que se deve ter à daquela pessoa que precisa abrir um coco. Trabalho  difícil, duro, onde se tenta várias vezes mas não se desiste e quando se consegue abrir, o frescor da agua recompensa e sacia a sede. Assim será a saída dos catadores do lixão de Itapeva. Difícil, dura, mas o que os espera saciará a sede de justiça deles e de todos que lutam por eles.






NOTICIAS

MOVIMENTO VIVA JANAINA ALVES - Plataforma pelo fechamento do Lixão de Itapeva em defesa da coleta seletiva com inclusão e remuneração dos catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis.


Presidente do Ecoar tem estudo publicado em livro no Canadá


Instituto ECOAR aciona Defensoria Pública de São Paulo para resolver a deplorável situação do Lixão de Itapeva - Fonte: DPE/SP Data: 6/7/2015


Videos Brasil Alternativo


EMAIL ECOAR


Ata referente ao Edital de Seleção Chamada Pública nº 056/2016

REF.: Contratação de empresa especializada na elaboração e desenvolvimento de Plano Contábil de empreendimentos solidários do setorial da reciclagem, para a realização de Plano Contábil da REDE VERDE SUSTENTAVEL.

Cultivando Água Boa em São Paulo: Cenários e Práticas

CONVITE: Cultivando Água Boa em São Paulo: Cenários e Práticas. Data: 25 de novembro de 2016 Local: Auditório Faculdade de Economia - Fundação Getúlio Vargas – São Paulo. Horário: 13h00 as 18h00

Seminário "Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental"

O seminário Caminhos para o Financiamento da Educação Ambiental, aconteceu na segunda-feira, dia 10/10 no SESC Consolação.

Ata referente ao Edital de Seleção Chamada Pública Nº 055/2016

Ata de reunião do INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA, realizada aos vinte e dois dias do mês de novembro de dois mil e dezesseis, em sua sede social à Rua Rego Freitas, 454 – 2º andar – Vila Buarque – São Paulo/SP, inscrito no CNPJ/MF sob nº 69.108.124/0001-91, análise de propostas conforme previsto no edital.

COTAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇO nº 057/2016 - RETIFICAÇÃO

O Instituto Ecoar para a Cidadania, entidade sem fins econômicos, com sede em São Paulo/SP, inscrita no CNPJ sob nº 69.108.124/0001-91, torna pública a RETIFICAÇÃO do item 8 da Cotação Eletrônica de Preço nº 057/2016.

MOVIMENTO VIVA JANAINA ALVES - Plataforma pelo fechamento do Lixão de Itapeva em defesa da coleta seletiva com inclusão e remuneração dos catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Convite para a reunião do Movimento Viva Janaína Alves, com os Candidatos à Prefeitura de Itapeva, que acontecerá no dia 29/09/2016, às 18:00 horas no Rotary Clube da cidade.